terça-feira, 28 de julho de 2015

Receita de Guacamole da Cris Nardos



Acredito que você não passará vergonha se preparar esse prato para alguma visita, porque quando o preconceito vai embora, todos não só apreciam ao máximo o guacamole, como pedem "bis" com frequência. Guacamole aqui em casa agora é tão frequente quanto pizza e hambúrguer nas casas norte-americanas, e olha que antes ninguém fitava com bons olhos a minha receitinha.

Ingredientes

- 1 pimenta dedo-de-moça média;
- 1 abacate de tamanho médio;
- 1 dente de alho grande;
- 1 ou 2 tomates médios (opcional*);
- 1 limão thaiti (pode ser outro tipo de limão, mas eu prefiro este);
- 1/4 de um maço de coentro;
- Azeite (a gosto);
- Sal (a gosto).

Modo de preparo

1) Lave bem  a pimenta, o (s) tomate (s) e o coentro;
2) Corte a pimenta no sentido longitudinal, retire as sementes** e pique bem;
3) Coloque o alho na tigela onde será servido o guacamole, e amasse-o bastante, deixando-o em pequenos pedaços;
4) Corte o abacate ao meio, retire a casca e ponha-o na tigela, ou coloque-o às colheradas. É importante que o abacate seja colocado em pedaços grandes, porque você vai amassá-lo mas deixando alguns pedaços. O abacate exageradamente amassado nessa receita não é tão legal;
5) Misture bem o abacate ao alho e à pimenta picada. Só então pique o coentro e misture;
6) Parta o limão, retire todo o suco e adicione;
7) Se escolheu colocar os tomates, retire as sementes, corte-os em cubos e misture na tigela;
8) Coloque o sal a gosto, umas 3 ou 4 colheres de sopa de azeite e mexa tudo muito bem.

Prontinho! 

Dicas da Cris Nardos

Você pode comer assim que terminar o preparo, ou cobrir e levar à geladeira até o momento de servir. Eu prefiro deixar o meu guacamole um tempinho na geladeira, só curtindo os temperos para ficar mais saboroso. 

* Embora combinem perfeitamente com a receita, eu só ponho os tomates quando quero dar mais volume, ou quando as pessoas que vão comer não estão acostumadas com pratos diferentes. Sem tomate é mais tradicional. 
É muito importante ressaltar que, se optarem por colocar os tomates, é necessário aumentar a quantidade de alho, pimenta e coentro na receita. Sugiro que então você dobre essas quantidades, mas você pode aumentá-las de acordo com o seu gosto.

** Caso não queira sentir o picante acentuado da pimenta, retire todo aquele "fiozinho" branco que as sementes envolvem, mas saiba que na minha opinião perde a graça total da receita :P

Sugestões de acompanhamento

- Nachos mexicanos. É perfeito porque é o tradicional e muuuuito gostoso, e logo mais vou postar a receita aqui;
- Torrada integral. Fica uma delícia com guacamole, mas ainda assim eu prefiro a versão tradicional dos nachos;
- Salgadinho do tipo Doritos. Só coloco essa sugestão aqui senão alguém vai me xingar, mas sinceramente eu não acho que combine. O sabor do Doritos, na minha opinião, é muito predominante e tira bastante o gostinho natural do guacamole.

Sobre o prato "guacamole"

Eu acho engraçado como quando falamos de GUACAMOLE como um PRATO SALGADO feito COM ABACATE, os brasileiros torcem o nariz. Isso porque aqui no Brasil estamos acostumados com as versões doces da fruta, como a vitamina de abacate com leite, ou o abacate amassado com açúcar e, no meu caso, abacate com aveia e mel. Mas o que muita gente não sabe, é que nossos vizinhos da América Latina torcem igualmente o nariz quando falamos para eles das nossas "proezas" doces versões. Certa vez, um casal de colombianos que eu conheci acharam absurdo quando souberam que aqui no Brasil a forma mais comum de se consumir o abacate é adoçando com açúcar.

Hummm, só de escrever já me deu vontade de comer. E ao menos para mim, quando o assunto é abacate, pode ser doce, salgado, o que for, eu me ajoelho para agradecer a oportunidade de degustar... Abacate é sagrado, e saiba que em países muito distantes o preço que se cobra por ele é bem salgado, muito mais salgado que essa divina receita de guacamole que você aprendeu a preparar. Aproveite para comer bastante antes de viajar para bem longe do Brasil.

Buen apetito! :) 

(Adaptada da receita de guacamole do site "Homem na Cozinha")

Nenhum comentário:

Postar um comentário