quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Bolinho de mandioca com arroz integral

Crocante, saborosíssimo e convidativo ao máximo. São as palavras que mais perfeitamente apresentam a minha receita de bolinhos de mandioca com arroz integral, fritos. Criação própria mais uma vez, com muito orgulho! Modéstia à parte, foi o melhor bolinho frito que já fiz na minha vida inteira... Emocionada aqui /o/

Bolinho de Mandioca com Arroz Integral
Foto: Cris Nardos
Ingredientes
- 2 copos de arroz integral cozido
- 2 mandiocas de tamanho médio, cozidas
- 1 ovo 
- 1/2 copo (ou mais)* de farinha de trigo integral
- 2 colheres de sopa* de farinha de trigo branca
- Sal a gosto
- Óleo vegetal para fritar

Modo de preparo
1) Soque o arroz integral com as mandiocas, misturando bem (usei socador de feijão, esse lindo!)**. ;
2)  Adicione o ovo, o sal e mexa;
3) Vá adicionando a farinha integral aos poucos, sempre mexendo com uma colher, o mesmo deve-se fazer com a 
farinha branca;
4) O ponto certo é uma massa de textura consistente, porém não pode ter aparência seca. Deve parecer meio molhadinha;
5) Com a ajuda de uma colher de sopa, coloque para fritar em óleo quente***. Frite dos dois lados e, quando estiverem douradinhos, é hora de tirar do óleo, escorrer bem e colocar para secar em um prato com papel toalha. Prontin!

Dicas da Cris Nardos
* Só escrevi essas medidas porque quem não está acostumado a cozinhar "a olho", sempre pede as medidas certinhas. Mas deixo claro que as farinhas eu sempre coloco conforme a receita vai pedindo, e as medidas finais utilizadas foram mais ou menos estas;
** No momento de socar o arroz com a mandioca, pare quando os dois ingredientes parecerem bem "integrados". Deixe alguns pedacinhos, fica mais apresentável :)
*** Fiz questão de pegar meu arrozin integral e minha farinha sagrada para fazer esse bolinho, então agora colabore, vai! Use um óleo vegetal um pouco mais saudável (eu usei o de girassol). Convença-se da importância disso lembrando-se também que fritura é sempre uma "tranqueira"! :P

Sobre o prato
Mandioca cozida, que delícia! Arroz integral, bem nutritivo... Ambos sobraram de uma refeição e foram para a geladeira. Daí então tive a ideia de fazer um bolinho frito, sem a certeza de que daria certo, afinal até então nunca havia utilizado arroz e farinha integrais em receitas de bolinho.

Juntei os dois, taquei um ovinho, soquei, fui adicionando os demais ingredientes que na minha cabeça pareciam os necessários, e eis a perfeição que resultou nesse quitute! Sério mesmo, não imaginei que ia ficar tão bom. Estava super na dúvida se deveria acrescentar cebola ralada, alho, ou alguma plantinha como salsinha ou orégano... Mas meu coração dizia "Naaaaão! Esse vai ser um bolinho de MANDIOCA com ARROZ INTEGRAL, com gosto de mandioca e de arroz integral. E soooooó!!!" :P

Quando a massa ficou pronta, comecei a achar que tinha exagerado na "socação" do arroz e da mandioca, e que ficariam crus depois de fritos... Nada. Ficaram ótimos e eu adorei, mais uma vez, arriscar e ter um resultado legal.

Se você fizer essa receita e alguém perguntar de onde veio, por favor passe o blog para o sortudo que experimentou. Não fico monopolizando minhas criações mas reconhecimento é bom e todo mundo gosta :P

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário